Para citar Diôgenes Laêrtios, Ex.: (DL, X, 133), onde 'DL' é a abreviação de Diôgenes Laêrtios, 'X' é o número do livro em algarismos romanos e '133' neste caso é o número da passagem ou parágrafo. Como as Cartas e as Máximas de Epicuro constam no livro X do Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres, temos a opção de citar Epicuro através deste texto de Diôgenes Laêrtios.
Para citar Lucrécio, Ex.: (DRN,I, 460), onde 'DRN' é a abreviação de De Rerum Natura, título do poema de Lucrécio, 'I' é o número do livro em algarismos romanos e '460' é o numeração do verso em questão.
Para citar Epicuro: existem textos de Epicuro que não constam no livro X de Diôgenes Laêrtios, é o caso das Sentenças Vaticanas, que podem ser citadas assim: (SV, 77), onde 'SV' é a abreviação de Sentenças Vaticanas e '77' é a numeração da sentença.
Outra forma de citar Epicuro é se referindo ao trabalho de H. Usener, Epicurea, que postarei aqui abaixo. Em linhas gerais é um trabalho do século XIX que cataloga e enumera todas as referências a Epicuro e seus textos. Para citá-lo: (Us, 68), onde 'Us' é a abreviação de Usener e '68' o número da passagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário