terça-feira, 30 de abril de 2013

Plantão de dúvidas - O belo em Epicuro

Meio atrapalhado, mais pra lá do que pra cá, porém não deixei de falar sobre o belo e de apresentar textos que dão conta do tema. Deixo claro que esses vídeos são sempre uma tentativa de resposta, vocês é que devem aprofundá-los em seus trabalhos e/ou apresentações. Enfim, vejam o vídeo e apresentem críticas e sugestões.


Estou devendo uns textos, logo que puder disponibilizo aqui no blog.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Para não dizer que Epicuro não falou do belo

Provavelmente, amanhã estarei postando mais um plantão de dúvidas. Desta vez vou falar sobre o belo em Epicuro. Perguntaram-me faz um tempo: como é possível pensar uma estética no epicurismo? Adianto que nunca li trabalhos que se dedicassem exclusivamente à questão. No entanto vou tentar, apresentando alguns textos, falar sobre a apreciação do belo por Epicuro em linhas gerais.

Até breve.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Plantão de dúvidas - A justiça em Epicuro

No primeiro Plantão de dúvidas abordarei brevemente o tema da justiça em Epicuro, apresentando os textos em que o filósofo do jardim trata da questão.

Em vez de apenas áudio, decidi capturar em vídeo a tela do computador para apresentar textos e etc.



sábado, 20 de abril de 2013

Plantão de dúvidas

O grupo de estudos não deu certo, portanto pensei em estratégias mais efetivas e com maior alcance. Aí vai o link com o anúncio do plantão de dúvidas em áudio.

https://docs.google.com/file/d/0B0T4Yj74aNkkSHBTeXhRYW9OZWc/edit?usp=sharing

É só baixar o arquivo e escutar.


Será mais uma atividade realizada através deste blog, além da seleção  de textos e eventuais registros de aula.



terça-feira, 16 de abril de 2013

SABEDORIA E JARDIM


Dois capítulos da tese de SILVA, M.F. que giram em torno da questão do equilíbrio (eustatheía) na filosofia epicurista. Embora o termo não conste nos textos que nos restaram de Epicuro, eustatheía que literalmente significa "bem-estar" aparece em Plutarco e foi veiculado por H. Usener em sua obra Epicurea. Indiscutivelmente uma das concepções norteadoras da filosofia epicurista. 


CAPÍTULO 3
DO EQUILÍBRIO DO CORPO, OU O MODO COMO O CORPO É PENSADO ENQUANTO QUESTÃO FILOSÓFICA

CAPÍTULO 4
DO EQUILÍBRIO DA ALMA

SILVA, M. F. Epicuro: Sabedoria e jardim. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.


sexta-feira, 12 de abril de 2013

Vocabulário grego da filosofia

Sucinto, mas uma ótima ferramenta no estudo da filosofia antiga.

https://docs.google.com/file/d/0B0T4Yj74aNkkVy1RM3pMTHhuRzQ/edit?usp=sharing

Demócrito

Como sabemos, Epicuro herda de Demócrito o modelo atomista de compreensão da phýsis (natureza). O que talvez não saibamos ainda é que a ética democrítica é semelhante em muitos aspectos à epicurista. Para tanto leiamos esses três capítulos do livro de CASSERTANO, G. O prazer, a morte e o amor nas doutrinas dos Pré-socráticos. São Paulo: Ana Blume, 2012. 


https://docs.google.com/file/d/0B0T4Yj74aNkkRTBqa1VfOUEya1E/edit?usp=sharing

sábado, 6 de abril de 2013

Lucrèce et le simulacre

C'est seule le appendice II du livre Logique du Sens, où Deleuze parle sur la "difference" dans le pensée naturaliste de Lucrèce. Le "divers" dans la nature et la thèse épicurienne du clinamen sont abordés ici. 

"La Nature comme production du divers ne peut être q'une somme infinie, c'est-à-dire une somme qui ne totalise pas ses propres élements. Ils n'y a pas de combinaison capable d'embrasser tous les élements de la Nature à la fois, pas de monde unique ou d'univers total. Phusis ne pas une détermination de l'Un, de l'Étre ou du Tout". 






quinta-feira, 4 de abril de 2013

Cada dia sem gozo não foi teu




Cada dia sem gozo não foi teu
Foi só durares nele.
Quanto vivas Sem que o gozes, não vives.


Não pesa que amas, bebas ou sorrias:
Basta o reflexo do sol ido na água
De um charco, se te é grato.


Feliz o a quem, por ter em coisas mínimas
Seu prazer posto, nenhum dia nega
A natural ventura!



RICARDO REIS

http://www.cfh.ufsc.br/~magno/semgozo.htm




quarta-feira, 3 de abril de 2013

Horário e local do grupo de estudos

Nosso grupo de estudos terá início amanhã 04/04 das 14:55 as 16:35 na sala I 21. De início leremos e discutiremos o livro II do De rerum natura de Lucrécio. Em breve estarei vinculado à turma no SIGAA e poderemos nos comunicar por lá. Por enquanto meus avisos só serão veiculados através do blog, facebook e google +.
O grupo também se presta a discutir assuntos do epicurismo de maneira geral e dúvidas sobre o tema poderão ser dirimidas sem prejuízo da leitura e discussão do livro de Lucrécio, desde que se trata de um discípulo e expositor do epicurismo.